Alto Tietê terá mais de 60 locais de vacinação no Dia D do Sarampo neste sábado

Alto Tietê terá mais de 60 locais de vacinação no Dia D do Sarampo neste sábado

Maior parte das Prefeituras vai abrir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos.

No Alto Tietê, 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em várias cidades neste sábado (15) para o Dia D de vacinação contra o sarampo.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo teve início no dia 10 de fevereiro. Desta vez o público-alvo são pessoas de 5 a 19 anos.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Os bebês com 6 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Em 2018, nenhuma cidade da região registrou caso de sarampo. Já em 2019 foram 673. Neste ano, apenas Guararema confirmou três casos da doença, até 7 de fevereiro. A maior parte das cidades vai concentrar a vacinação nas UBS.

Santa Isabel não respondeu aos questionamentos do G1 sobre o Dia D.

Arujá

A Prefeitura informou que a vacinação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas das 8h às 12h. Para receber a dose é preciso apresentar a carteira de vacinação.

Biritiba Mirim

O Dia D será das 8h às 16h40, no Centro de Referência, que fica na Rua São João, ao lado do prédio sede da Prefeitura Municipal, e no ESF Cruz das Almas, na Rua Euclides da Cunha. De acordo com a Prefeitura é preciso levar a caderneta de vacinação, o cartão SUS e um documento de identificação, como RG.

Ferraz de Vasconcelos

Todos os postos de saúde da cidade terão vacinação das 8h às 13h. A Prefeitura informou ainda que nesta fase da campanha deve imunizar 2.440 pessoas. É necessário apresentar um documento de identidade e, para as crianças, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação.

Guararema

De acordo com a Prefeitura, o Dia D será no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (CESAP), das 8h às 16h, e nas UBSs do Jardim Dulce e Lambari, das 8h às 13h.

As crianças e adolescentes devem ir aos locais de vacinação com a carteirinha do SUS, documento de identidade da criança e caderneta de vacinação para avaliação e registro. A Prefeitura informou ainda que também será disponibilizada a vacina de febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal e para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.

  • CESAP – Rua São Vicente de Paula, 110, Centro
  • UBS Guiomar Franco da Cunha – Rua Padre Manoel de Nobrega, 35, Parateí
  • UBS Benedito Antonio Mariano – Avenida Francisca Lerário, 955, Lambari

Itaquaquecetuba

A Secretaria de Saúde informou que no Dia D as doses estarão disponíveis nos postos de saúde das 8h às 17h. A orientação é para que o paciente ou responsáveis levem cartão de vacina, CPF e RG (incluindo crianças a partir de 5 anos).

Mogi das Cruzes

A Prefeitura informou que o Dia D será em todas as unidades do Programa Saúde da Família e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alto Ipiranga, Jardim Universo, Jundiapeba, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa das 8h às 15h. Os pais e responsáveis precisam apresentar a caderneta de vacinação.

A Prefeitura informou também que até o dia 13 de março, quando termina a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, a vacina contra febre amarela também estará disponível em todos os postos de saúde e unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

O objetivo é aproveitar a movimentação para aplicar a dose de reforço indicada para crianças e para quem ainda não foi imunizado.

Poá

As unidades de saúde CS2, nos ESFs Água Vermelha, Julieta, Cidade Kemel, São José, Vila Julia, Vila Varela, nas UBSs Calmon Viana, Jardim América, Nova Poá, e José Pereta vão oferecer imunização e vão funcionar das 8h às 17h.

De acordo com a Prefeitura, o público-alvo será dos 5 anos a 19 anos. Mas a população de 6 meses a 59 anos também poderá ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência com a caderneta de vacinação e, caso seja preciso, de acordo com o calendário vacinal de rotina será realizada a atualização quanto a vacina tríplice viral (SCR) e febre amarela.

Salesópolis

Segundo a Prefeitura, o Dia D será das 9h às 15h, nas duas unidades básicas do Distrito dos Remédios, no Centro de Saúde Jozes Emanuel Cásper e no Centro de Saúde Vereador João Freire de Almeida no Centro. Para a ação, a Prefeitura dispõe em torno 300 doses.

Suzano

O “Dia D será das 8h às 17h. As doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município.

Por isso, a Prefeitura destaca que a apresentação da caderneta é imprescindível durante a visita à Unidade Básica de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) mais próxima, assim como o documento de identificação.

De acordo com a Prefeitura, apesar do público-alvo ser crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, ao longo de todo o ano há a possibilidade de imunização de pessoas de fora desta faixa etária, até os 59 anos. Basta apresentar a caderneta para avaliação.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, em todas as 23 unidades de saúde. Suzano ainda conta com unidades em atendimento no horário estendido, até o período da noite, no Jardim Maitê e Jardim Europa.

Mais informações podem ser obtidas com a diretora de Vigilância em Saúde no telefone 4745-2035.

Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail