Cientistas israelenses criam bateria à base de água e que não polui

Cientistas israelenses criam bateria à base de água e que não polui

Equipe conseguiu desenvolver um método barato de criar hidrogênio líquido sem causar poluição, uma descoberta que pode criar uma revolução

Um futuro com veículos movidos a baterias de hidrogênio, que praticamente não causam poluição, pode estar muito próximo. Uma equipe de cientistas israelenses desenvolveu um método para extrair o hidrogênio da água que pode criar veículos ultraeficientes e limpos.

Os pesquisadores do Technion, Instituto Israelense de Tecnologia, publicaram na revista Nature de setembro um artigo descrevendo um método bem-sucedido de separar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio combustível. Segundo eles, a nova maneira seria segura, limpa, barata e ultraeficiente.

Os métodos já existentes para retirar o hidrogênio da água são normalmente caros e pouco eficientes e baseados no uso de combustível fóssil, o que cria gases responsáveis pelo efeito estufa.

Energia sem danos ao meio ambiente

O hidrogênio líquido tem a capacidade de gerar tanta eletricidade quanto um motor a gasolina. Por isso, encontrar uma maneira que não causa danos ao meio ambiente foi um passo fundamental.

Para se ter uma ideia, 1kg de hidrogênio líquido gera a mesma energia que 4 litros de gasolina. A substância pode ser usada para gerar essa energia tanto pela queima (calor) ou por eletricidade (utilizada em baterias) e a única substância que é gerada como resíduo é a água.

O sistema desenvolvido pelos israelenses se chama H2Pro e usa uma tecnologia chamada E-TAC (Ativação Eletroquímica Térmica, na sigla em inglês). 

Segundo eles, é uma maneira que quebra as moléculas de água 30% mais rápido que a eletrólise, o método tradicional. Ao contrário da eletrólise, ele não requer minerais e custa 50% menos.

A pesquisa, desenvolvida pelos professores Gideon Grader, Avner Rothschild e Hen Dotan, do Technion, recebeu investimentos da indústria automobilística e pode ser o próximo passo para reaquecer o mercado para modelos movidos a bateria de hidrogênio.

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