4º Seminário de observação de aves e turismo sustentável 'Avistando Guararema' tem inscrições abertas

4º Seminário de observação de aves e turismo sustentável ‘Avistando Guararema’ tem inscrições abertas

Evento, que será realizado no próximo sábado (23), terá observação do Bicudinho-do-brejo-paulista e palestras.

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do seminário de observação de pássaros Avistando Guararema, que ocorrerá no próximo sábado (23). O evento, que terá atividades em dois pontos da cidade, atrai estudiosos, turistas e pessoas interessadas em preservação ambiental.

A observação de aves, ou birdwatching, é um movimento crescente no Brasil e no mundo que, além de agregar conhecimento sobre a preservação ambiental, permite um caminho para o turismo sustentável.

No 4º Avistando, mais uma vez, o bicudinho-do-brejo-paulista será o ator principal. Ave endêmica da região, ele atrai a atenção de pessoas de outros países para Guararema.

Considerado indicador natural da preservação de um ecossistema, a presença do bicudinho é uma forma de medir a qualidade de fatores como a água e a vegetação, bem como o nível de conservação ambiental.

As atividades do seminário serão desenvolvidas na Ilha Grande e no Horto Municipal, onde ocorrem as palestras. Os participantes poderão observar o pássaro e acompanhar diversas apresentações sobre biodiversidade, turismo e ecologia. Além disso, será emitido certificado de participação.

A programação é gratuita e para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo telefone (11) 4693-8000 (ramal 8070) ou pelo e-mail [email protected]

Confira a programação completa

  • 7h30 – Ilha Grande: saída guiada com Karlla Barbosa, bióloga da SAVE Brasil;
  • 9h30 – Horto Municipal: credenciamento dos participantes do 4º Avistando Guararema;
  • 10h – Palestra “Biodiversidade é Desenvolvimento”, pela bióloga e mestre em Conservação da Biodiversidade, Simone Tenório, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ);
  • 11h – Palestra “Turismo Sustentável no meio rural”, por Silene Maria Brandão, do SENAR;
  • 14h – “Bate-papo sobre viagens e passarinhos”, conduzido pela Natália Allenspach, bióloga e mestre em Ecologia e Recursos Naturais, autora do Blog “A Passarinhóloga”;
  • 15h – Palestra “Ecoturismo em Unidades de Conservação”, pelo gerente da Região Metropolitana na Fundação Florestal do Estado de São Paulo e gestor da APA da Represa Bairro da Usina, Josenei Gabriel Cará;
  • 16h – Palestra “Criação de áreas protegidas como ferramenta para conservação das aves no Brasil”, por Pedro Develey, da SAVE Brasil.

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail