Concerto de premiação do XVI Concurso Jovens Solistas de Guarulhos apresenta os novos talentos da cidade

Concerto de premiação do XVI Concurso Jovens Solistas de Guarulhos apresenta os novos talentos da cidade

No próximo sábado, 19 de outubro, às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) volta ao palco do Teatro do Adamastor Centro com o concerto de premiação do XVI Concurso Jovens Solistas de Guarulhos, quando oferecerá ao público um grande espetáculo com os novos talentos da cidade.

Os solistas Tiago Graziano, Tayná Taciane Aparecida Trigo e Jonatas Guterres da Silva Carmo são os grandes convidados da noite. A apresentação tem classificação livre e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência do início do espetáculo.

O concerto de premiação do XVI Concurso Jovens Solistas tem como objetivo mostrar ao público a qualidade musical dos instrumentistas: “Apesar de bastante jovens, muitos desses solistas já exercem atividade artística profissional em grande nível pelos palcos do País e, por isso, acumulam vasta experiência”, comemora o regente da OJMG, Emiliano Patarra.

Patarra explica também que as obras escolhidas para execução nessa edição do concurso pertencem a um período da música conhecido como Classicismo. Nesse período, a estrutura das obras e o estilo da linguagem privilegiam, sobremaneira, elementos como equilíbrio, proporção, senso de harmoniosidade, desenvolvimento, clareza, leveza, entre outros.

A solista Tayná Tacyany Aparecida Trigo é responsável por interpretar o Concerto para flauta em Ré Maior, de Carl Philipp Emanuel Bach, obra de grande importância para o Classicismo, justamente pela incursão de elementos virtuosísticos.

Jhonatas Gutterres da Silva Carmo interpreta o Concerto para contrabaixo em Mib Maior, de Johann Baptist Vanhal. A obra, que ressalta com sutileza todo o potencial e importância do contrabaixo em meio aos demais instrumentos de cordas, é uma das raras peças escritas para solos com esse instrumento.

Já o violinista Tiago Graziano apresenta o Concerto para violino op.61 em Ré Maior, de Ludwig van Beethoven. Essa peça é a única que o compositor alemão escreveu para violino. Nela, é possível observar elementos do gênero Classicismo já bastante estruturados, um concerto com grandes proporções e cujo diferencial é a enorme participação da orquestra.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural

Concurso Jovens Solistas

O Concurso Jovens Solistas é um evento tradicional da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, e tem como objetivo abrir oportunidade para que novos instrumentistas possam vivenciar esta outra faceta da atuação musical: estar à frente de uma orquestra, solando.

Anualmente, inscrevem-se instrumentistas da orquestra e do Conservatório Municipal, e as melhores interpretações são premiadas e apresentadas neste programa, permitindo ao público acompanhar o crescimento desses novos talentos.

Serviço

Concerto de Premiação do XVI Concurso Jovens Solistas de Guarulhos

Data: sábado, 19 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro do Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP

Entrada gratuita

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail

Está Usando um Bloqueador?

Olá! Nosso site exibe anúncios, se você estiver com o bloqueador de anúncios ativado não irá conseguir ver o site de forma correta. Por favor, desabilite o bloqueador. Obrigado!