Modernização colocará Saúde de Guarulhos em nova era tecnológica

Modernização colocará Saúde de Guarulhos em nova era tecnológica

A Prefeitura de Guarulhos apresentou nesta quarta-feira (23), no auditório do Paço Municipal, o Aplicativo Saúde Guarulhos. Dentre outros benefícios, ele vai permitir que a população possa agendar consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo celular e também avaliar o atendimento realizado, atribuindo nota que vai variar de um a cinco pontos para o serviço prestado.

Essa tecnologia integra o processo de modernização da Saúde, que colocará Guarulhos em uma posição de vanguarda, já que será a primeira cidade do país a oferecer ao cidadão a possibilidade de se recadastrar pelo próprio App. Acompanhado da secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, e demais autoridades, o prefeito Guti, fez a apresentação da ferramenta que vai dinamizar e melhorar o atendimento à população.

“Este aplicativo é a porta de entrada para um novo sistema de saúde que estamos implantando em Guarulhos. Trata-se de um importante investimento que tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas”, explicou Guti. Durante a solenidade de apresentação da nova tecnologia, a secretária de Saúde falou dos progressos da área e destacou que a cidade tinha 65 sistemas que não conversavam entre si e que, agora, foram todos integrados. “O município avançou na história, saímos da era do papel e entramos na digital”, comemorou.

Também presente na solenidade de lançamento do Aplicativo Saúde Guarulhos, o superintendente estadual de São Paulo do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto, disse que a iniciativa é mais um passo na modernização da Saúde da cidade. “São poucos os municípios que atuam com este tipo de ferramenta e Guarulhos se desponta mais uma vez na vanguarda, dentro do que o Ministério da Saúde vem trabalhando para modernização, digitalização e implantação do prontuário eletrônico no SUS”, elogiou o representante do governo federal.

Aplicativo:
Por meio desta ferramenta, o usuário do SUS Guarulhos poderá baixar o aplicativo gratuito que será disponibilizado inicialmente nas lojas da Google (Play Store) e, posteriormente, também na Apple (App Store). Com o aplicativo será possível realizar agendamentos e acessar outras funcionalidades. A partir da primeira utilização, o sistema começará a armazenar o histórico de cada paciente e a pessoa será notificada com lembretes sobre os agendamentos efetuados.

O armazenamento de todos os agendamentos efetuados para cada usuário permitirá a consulta deste histórico no momento de nova marcação, com informações sobre faltas, cancelamentos e os procedimentos efetivamente realizados. Com isso, será possível saber os exames que o usuário realizou e quantas vezes ele passou em determinado serviço.

Modernização:
O programa de modernização da Saúde de Guarulhos vai abranger 114 unidades da rede. Além de benefícios aos usuários do SUS, ele também traz vantagens para o gestor, que terá informações para monitoramento em tempo real dos hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços de pronto-atendimento e especializados, desde a escala dos profissionais até a agenda de cada um deles.

Para promover essa modernização na Saúde de Guarulhos, a Prefeitura contratou a empresa GIESPP – Gestão Inteligente da Educação e Saúde Pública e Privada que, em maio deste ano, realizou o levantamento de todos os equipamentos e pontos de informática da rede. Desde então, a equipe da Secretaria de Saúde vem se reunindo semanalmente com os técnicos da empresa para planejar todas as etapas de implantação. Quando estiver plenamente concluído, o programa vai permitir controlar desde o estoque de vacinas e medicamentos até número de leitos e cirurgias.

Informações em tempo real:
Os mais de 40 módulos e funcionalidades que serão implantados estarão interligados aos sistemas do Ministério da Saúde. As diversas funcionalidades, como cadastros de pacientes, atendimentos e dispensação de medicamentos permitirão que as informações sejam atualizadas em tempo real, no momento de sua inserção. Isso possibilitará o controle da assistência prestada na Atenção Básica, rede de urgência e emergência e serviços especializados, de forma integrada, gerando um prontuário eletrônico unificado dos usuários do SUS na cidade.

Na prática, os principais avanços da informatização na Saúde são: agilidade no registro de informações, padronização dos processos de trabalho em todas as unidades, eliminação de tarefas repetitivas, melhoria do aproveitamento dos recursos, redução de custos, gestão qualificada das informações e agilidade nas tomadas de decisão.

Sistema de rastreamento:
Por meio dessa tecnologia o gestor poderá identificar, por exemplo, se determinado usuário retirou medicamentos em uma das unidades de saúde da rede com informações sobre o lote dispensado e sobre quanto tempo a medicação suprirá suas necessidades. Assim, proporcionará o aprimoramento de toda a logística de compras e distribuição de insumos na cidade.

Permitirá também o controle e gestão dos procedimentos relacionados à vacinação, inclusive com o monitoramento dos esquemas de imunização de cada paciente, com data e dose aplicada e com previsão de retorno do usuário. Dessa forma, terá condições de fazer a identificação individual do cidadão nas campanhas, bem como emitir aviso aos operadores sobre vacinas em atraso no momento do atendimento, possibilitando a criação de ações específicas de acordo com as necessidades locais e a emissão de convocações para a participação destas.

Assim, Guarulhos inicia uma nova era na assistência à saúde, cujos benefícios para a população serão vistos ao longo dos próximos meses.

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail