1ª Mostra de Música de Câmara é atração do Festival de Verão de Mogi

1ª Mostra de Música de Câmara é atração do Festival de Verão de Mogi

Apresentações chegaram à cidade por meio do Profac, com o objetivo de possibilitar intercâmbio cultural, troca de experiências e o fomento à música camerística.

Entre as atividades do Festival de Verão de Mogi das Cruzes nesta semana está a 1ª Mostra de Música de Câmara. Para assistir às apresentações, que são gratuitas, é necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência.

Ao todo são cinco concertos camerísticos, viabilizados pelo Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac) de Mogi das Cruzes. Cada um deles com a apresentação de um grupo e formação diferentes, com o objetivo de possibilitar um intercâmbio cultural, troca de experiências e o fomento à música camerística.

Nesta quinta-feira (6), o Quinteto de Sopros Ventos de Itapety vai se apresentar às 20h, no Theatro Vasques. A atração reúne diversos timbres de instrumentos de sopros, com reportório também inspirado em canções brasileiras.

O quinteto de sopros foi formado no início de 2019 e tem como característica a diferença de timbre de cada instrumento, o que possibilita um vasto repertório, desde transcrições de orquestra até música popular brasileira

Na reta final da Mostra, o Quinta Essentia chega a Mogi na sexta-feira (7). O quarteto de flauta doce é o principal representante do instrumento no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara brasileiros da atualidade. Sua formação é inusitada, com quatro integrantes e um único instrumento. A apresentação também será no Theatro Vasques.

Quem encerrará a mostra é o quarteto de cordas Iapó, no sábado (8), no Largo do Rosário, às 11h. O grupo possui uma abordagem popular brasileira e não se prende a um único estilo musical. Entremeado de rebuscados arranjos, o show proporciona ao público um passeio artístico pelos estilos da música brasileira como frevo, forró, samba, choro, canção, com uma abordagem moderna trabalhada na linguagem dos arranjos. O repertório é estritamente brasileiro e reúne canções popularmente consagradas, bem como o trabalho de novos compositores.

Ao todo, a programação contou com cinco concertos musicais. O primeiro grupo a se apresentar foi o Quinteto de Metais Brassuka, na última terça-feira (4), formados por instrumentos como trompa, tuba, trompetes e trombone. Na quarta-feira (5), quem subiu ao palco foi o Quarteto de Trombas do Itapety, com o concerto intitulado de “Trompeando”.

1ª Mostra de Música de Câmara

  • Quinteto de Sopros Ventos de Itapety

Quando: 6 de fevereiro

Horário: 20h

Quanto: gratuito

Classificação: livre

Onde: Theatro Vasques

Endereço: Rua Doutor Corrêa, 515, Centro

  • Quinta Essentia Quarteto

Quando: 7 de fevereiro

Horário: 20h

Quanto: gratuito

Classificação: livre

Onde: Theatro Vasques

Endereço: Rua Doutor Corrêa, 515, Centro de Mogi das Cruzes

  • Quarteto Iapó (Quarteto de Cordas)

Quando: 8 de fevereiro

Horário: 11h

Quanto: gratuito

Classificação: livre

Onde: Largo do Rosário

Endereço: Rua Deodato Wertheimer, 1947, Centro de Mogi das Cruzes

Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail