Vans do transporte escolar de Poá devem ser vistoriadas até sexta

Vans do transporte escolar de Poá devem ser vistoriadas até sexta

Procedimento é feito todos os anos e quem não atender pode ter autorização suspensa.

Vans do transporte escolar de Poá precisam passar por vistoria da Prefeitura até sexta-feira (10). O procedimento é feito todos os anos e quem não atender ao chamado pode ter a autorização suspensa.

Vários itens são vistoriados, como retrovisor, faixas refletivas e pneus. Além disso, o motorista precisa providenciar uma série de documentos.

“A parte de documentação é um dia preparando. Tem uma série de laudos que precisam ser feitos. Então precisa reservar um bom tempo para ficar apto para a aprovação”, diz a motorista Selma Araújo.

Para dar conta de toda a papelada, Selma chega a gastar R$ 4 mil. Ela trabalha com transporte escolar em Poá há oito anos e todo mês de janeiro passa pela vistoria.

“O veículo chega aqui na secretaria, se identifica na recepção. A gente tem uma equipe que faz a vistoria e vê os documentos obrigatórios do condutor. São vistoriados 34 equipamentos obrigatórios, tais como pneus, cinto de segurança, buzina, chave de roda, estepe, macaco, as condições do veículo e identificação do veículo”, explica o chefe administrativo Francis Aiala.

Atualmente são 170 vans escolares cadastradas na cidade e o atendimento foi dividido de acordo com o final da placa do carro. Quem não passar pela vistoria pode ter problemas.

“Ele terá o alvará suspenso e será convocado novamente a comparecer na secretaria para regularização a situação”, afirma Aiala.

Todos os carros aprovados recebem um selo, o que ajuda quem vai contratar o serviço como Diogo e Jeane.

“Não é simplesmente um transporte. Eu entreguei um bem maior na mão do condutor. Eu prestei muita atenção a isso, no condutor, se é uma pessoa paciente, uma pessoa tranquila, uma pessoa extremamente responsável e que mantenha o transporte em condições de operar”, diz a dona de casa Jeane Oride.

O serviço de vistoria, além de ajudar na segurança dos passageiros, é uma forma de evitar o transporte clandestino.

“É um aviso que eu dou aos pais: estejam atentos. Estamos transportando seu bem maior. Verifique, peça documentação, se certifique que seu filho está sendo tRansportado com qualidade, com segurança”, diz a motorista Selma.

O calendário da vistoria está no site da Prefeitura de Poá e a lista de documentos exigidos pode ser retirada na Rua Capitão Francisco Ignácio, 323, no Centro, no mesmo local da vistoria.

O telefone pra informações é o 4636-6912 ou 4638-2185.

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail