No banco de sangue da Santa Casa de Mogi das Cruzes, os tipos sanguíneos que estão em falta são A- e O-. Já no Hemocentro de Suzano, os tipos sanguíneos O+ e O- são os que estão em falta.

Os hemocentros do Alto Tietê estão fazendo campanha de arrecadação de sangue após o alerta emitido pelo Governo Estadual sobre a queda no estoque dos bancos de sangue, que pode comprometer a realização de cirurgias nos hospitais da região.

Doação

No banco de sangue da Santa Casa de Mogi das Cruzes, os tipos sanguíneos que estão em falta são A- O-. Já no Hemocentro de Suzano, os tipos sanguíneos O+ O- são os que estão em falta.

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor, só com a autorização dos pais ou responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50kg;
  • Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG ou CNH);
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;
  • Não deve estar em jejum.

O paciente que testou positivo para a Covid-19, com sintomas ou assintomático, só pode doar sangue após dez dias. Já o paciente que teve contato com alguém com o vírus pode doar sangue sete dias após o contato.

Em Mogi, a doação pode ser feita diretamente na Santa Casa, que fica na Rua Barão de Jaceguai, 1148, Centro. Não é necessário agendamento.

Em Suzano, é necessário agendamento prévio pelo telefone 4752-9999, o atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 13h, e de sábado das 9h às 11h. A doação é feita no estacionamento da Santa Casa, que fica na Avenida Antônio Marques Figueira, 1861, Vila Figueira.