Ferraz antecipa grupos prioritários e zera estoque de vacinas para primeira dose contra Covid-19; veja situação de outras cidades

Ferraz antecipa grupos prioritários e zera estoque de vacinas para primeira dose contra Covid-19; veja situação de outras cidades

Diferente do praticado no estado de São Paulo, Ferraz ampliou em 10 anos a faixa etária das pessoas imunizadas neste primeiro momento. Do grupo prioritário com mais de 90 anos, apenas 31% foram vacinados.

A cidade de Ferraz de Vasconcelos suspendeu a vacinação contra a Covid-19 na cidade por falta de doses do imunizante, informou na tarde desta quinta-feira (11) a Prefeitura. A cidade ampliou em mais de dez anos a faixa etária de pessoas a serem vacinadas do que é praticado no estado de São Paulo.

As informações divulgadas são de que o município recebeu 7.125 doses desde o começo da campanha. Deste total, 815 eram para imunizar idosos, sendo 390 delas vieram para a fase de 90 anos ou mais e 425 na fase de 85 anos ou mais, conforme orientação do governo do estado.

Até a quarta-feira (10), quando terminaram as doses, foram imunizados 122 idosos com mais de 90 anos, o que representa 31,28% da meta. Já na faixa etária acima de 75 anos foram imunizados 1.581, ou 45,17% da meta municipal.

Ainda de acordo com a prefeitura, não há esta previsão da chegada de mais uma remessa de doses, visto que não é a cidade que pede as doses, mas sim o governo do estado que as envia. A cidade mantém a aplicação da segunda dose da vacina nos profissionais da saúde.

Anúncio Patrocinado

Segundo o G1 questionou a Prefeitura sobre o motivo da antecipação das faixas etárias, já que a recomendação do Governo do Estado era de que fossem imunizados, entre os dias 8 e 12 de janeiro, pessoas com 90 anos ou mais.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, disse que não houve antecipação de fases e afirmou que “vem realizando a campanha de imunização contra a Covid-19 de acordo com o preconizado pela Secretaria de Estado da Saúde”.

“Tendo em vista que ainda não houve a disponibilização do imuno biológico na totalidade para assegurar a cobertura vacinal dos grupos previstos no Calendário Estadual. O município irá assegurar a manutenção da vacinação dos usuários dos 75+ , e avançará fases a partir da finalização dos usuários desse público previsto”, informou a nota.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que é prerrogativa das Prefeituras organizar o consumo de suas grades, programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo. A vacinação dos grupos prioritários ocorre com base em critérios técnicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e à medida que o Ministério da Saúde disponibiliza doses.

“A campanha começou em SP com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas,e conforme já anunciado, em fevereiro começam a ser vacinados também os idosos acima de 85 anos”.

Anúncio Patrocinado

Cabe reforçar que a campanha de imunização contra a Covid-19 em São Paulo é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabiliza mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 são e continuarão sendo divulgadas pelo Estado.

Vacinas recebidas em Ferraz de Vasconcelos

1ª remessa 1840 doses corona
2ª Remessa 1400 doses AstraZeneca
3ª Remessa 1270 + 390 idosos – corona
4ª remessa 1800 para 2 dose e 425 para idosos – corona
Coronavac – Butantan total: 5725
AstraZeneca- Oxford total: 1400

Fonte: Prefeitura de Ferraz

Outros municípios

Arujá respondeu apenas os questionamentos sobre os profissionais da saúde. Segundo a diretora técnica da Saúde, Margareth Murteira, restavam no município 270 doses da vacina para trabalhadores de área.

Entretanto, havia ainda mais 360 profissionais da saúde de clínicas e consultórios particulares esperando pelas doses. A cidade tem 980 vacinas reservadas pra 2ª dose dos profissionais da saúde já vacinados. Eles totalizam 1.119.

Anúncio Patrocinado

Itaquaquecetuba

Itaquaquecetuba recebeu 560 doses para os idosos 90+ e 725 para os idosos 80+. Dessas, 298 foram aplicadas entre terça (9) e quarta (10). Ou seja, há 987 doses para serem aplicadas nesse público. Todas da CoronaVac.

As remessas de primeira dose recebidas para profissionais e demais trabalhadores da saúde, além de idosos institucionalizados, já foram aplicadas.

Para a aplicação da segunda dose, o município recebeu 1.880 vacinas da CoronaVac esta semana e vai começar a aplicar na semana que vem, respeitando o prazo de 21 dias da primeira aplicação. Não há previsão sobre a chegada de novas doses.

Na terça foi iniciada a vacinação de idosos 90+ e hoje de idosos 80+ e acamados 90+. Até ontem, 298 idosos 90+ foram vacinados, 3.650 profissionais e demais trabalhadores da saúde e 45 idosos institucionalizados. A média diária varia conforme o público e quantidade de vacinas destinadas a ele.

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes cancelou o drive-thru programado para este sábado (13). A cidade diz ainda ter doses para idosos de 85 anos ou mais e para profissionais de saúde escalonados por idade, conforme divulgado.

Anúncio Patrocinado

A cidade recebeu nesta semana 5.240 doses para aplicação da segunda dose em profissionais da linha de frente (aplicação feita diretamente nas unidades onde os profissionais atuam, portanto ainda não temos retorno)

Recebemos doses Coronavac em maior número, mas também recebemos Astrazeneca. Atualmente são vacinados idosos de 85 anos ou mais e profissionais de saúde, sendo 1.830 idosos 9.721 trabalhadores da saúde. O total é de 11.551 doses aplicadas até esta quarta-feira.

Suzano

Suzano continua nesta sexta-feira (12) a imunização das pessoas com idade a partir de 80 anos nos três polos da cidade: Arena Suzano (área central), Escola Municipal Odário Ferreira da Silva (Palmeiras) e Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (região norte). Este público é estimado em cerca de 3 mil pessoas.

As doses para a vacinação deste grupo prioritário (80 anos ou mais) e para o início da segunda aplicação em servidores municipais da Saúde, previsto para a próxima semana, integram o lote da CoronaVac enviado em 9 de fevereiro. Todos os imunizantes que restam são do Instituto Butantan.

A Prefeitura de Suzano ainda aguarda comunicação do governo do Estado sobre novas remessas. Considerando o período compreendido entre a aplicação da primeira dose (20) e esta quarta-feira (10), em média, 313 pessoas são vacinadas diariamente no município.

Anúncio Patrocinado

Pessoas que já tomaram a 1ª dose da vacina (de 20/01 a 10/02)

  • Trabalhadores da área da saúde: 6.145
  • Residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs): 232
  • Indivíduos acamados: 32
  • Público com idade a partir de 90 anos: 493
  • Total: 6.902 pessoas

Doses de vacinas recebidas

  • CoronaVac: 2.800 (20/01) + 2.690 (02/02) + 3.899 (09/02) = 9.419
  • Oxford/AstraZeneca: 2.130 (26/01)
  • Total: 11.519 doses
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Relacionados

Outras Notícias

Alto Tietê Online Receba novidades e notificações na tela do seu dispositivo.
Não
Permitir Notificações