Prefeitura de Guararema reforça orientação sobre os cuidados contra a Dengue após aumento nos casos da doença

Registros passaram de 10 em 2019 para 68 em 2020 na cidade.

Os casos confirmados de Dengue registraram um aumento de quase sete vezes na cidade de Guararema, na comparação de 2019 com 2020. Por isso, a cidade intensificou o trabalho de orientação aos moradores. Na maioria das demais cidades do Alto Tietê houve queda de um ano para o outro.

No ano de 2019, Guararema teve 10 casos de Dengue. Já em 2020 aumentou para 68. Neste ano a cidade já tem três registros da doença. A situação preocupa a prefeitura, principalmente pelo fato da cidade ter muitas casas que são utilizadas somente nas férias e aos fins de semana.

Casos de dengue no Alto Tietê

Cidade201920202021 até agora
Arujá70163
Ferraz1113313
Guararema10683
Itaquaquecetuba2453310
Mogi114345
Poá257103
Santa Isabel1046
Suzano273239

Fonte: Prefeituras

PUBLICIDADE

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Moraes Sanches, diz que houve aumento no número de casas fechadas na cidade. “A gente faz um trabalho com essas casas, esses imóveis fechados, em que a notifica o morador. Nós temos também uma autorização judicial para entrar nas casas fechadas, em caso de que a equipe sempre vai e está fechada”, conta.

Para tentar frear o avanço da doença, o trabalho de orientação foi intensificado, assim como o chamado bloqueio, que é realizado em bairros com casos suspeitos ou confirmados. Os agentes da prefeitura passam de casa em casa orientando e entregando panfletos. Nas casas onde conseguem entrar, fazem uma vistoria e tudo que encontram é registrado eletronicamente.

Uma das agências da vigilância vai até a casa e faz anotações sobre o imóvel, como se há outros animais no local, vasos, entre outros pontos. Os moradores são orientados a eliminar qualquer foco possível.

O guarda municipal Wellington Silva Santos disse que o agente olhou na casa dele e viu que estava um resquício de água na calha. “Ele me disse que era bom eu encontrar um jeito de eliminar a água, ainda que o sol fosse bater e secar, mas poderia ser que fosse um foco”, detalha.

“Eu tenho uns vasos, mas não tenho prato embaixo. Não tem onde acumular água”, conta o escritor Mark Nash.

Em Mogi das Cruzes, o número de casos de Dengue diminui nos primeiros meses se comparado ao ano passado. Foram 17 em 2020 contra cinco este ano. Dois deles na Vila Caputera e por isso a prefeitura fez o trabalho de nebulização no local.

De acordo com o coordenador do núcleo de prevenção e controle de arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite, os dados são positivos, mas ao mesmo tempo, podem refletir um outro problema.

“Existem várias explicações. Uma delas é a da diminuição de circulação de pessoas em cidade em que há dengue. As pessoas ficando em casa tem se atentado aos recipientes hoje ficam a água. Pode ser também a subnotificação porque as pessoas deixam de ir para o hospital”, conta Jefferson.

De qualquer forma, o trabalho não pode parar. A nebulização é uma arma bastante eficaz.

“Nossos agentes não estão adentrando às casas. Eles simplesmente estão passando nos locais, deixando panfletos de como eliminar o mosquito. Quando nós temos casos positivos em uma localidade é feito o trabalho de nebulização com inseticida para diminuir o risco. A mistura é feita de inseticida com boa ação contra o inseto e de baixa toxidade para o ser humano”, destaca.

Para fazer denúncias de terrenos com lixo acumulado e objetos com água parada, em Mogi, os telefones são 162 e 156. Já em Guararema, é preciso protocolar uma denúncia pelo e-mail [email protected]

Outras doenças

No começo da semana, Arujá confirmou dois casos importados de Chikungunya no Parque Rodrigo Barreto. Imagens cedidas pela prefeitura mostram agentes

municipais iniciando as ações de bloqueio de propagação da doença e, além das vistorias nas residências, fizeram a aplicação de inseticida.

A Prefeitura de Arujá pede o apoio da população para permitir o trabalho dos agentes dentro das casas. Para denúncias o telefone é 4651-5375.

Comentários

mood_bad
  • Nenhum comentário.
  • Comentar
    Alto Tietê Online Quer receber notificações de novidades, promoções e outros assuntos?
    Dispensar
    Permitir Notificações