Shoppings definem programação de fim de ano sem funcionamento de 24 horas

Shoppings definem programação de fim de ano sem funcionamento de 24 horas

Entidades e Prefeitura apoiam extensão do horário de funcionamento do comércio

Diante da publicação de um decreto municipal autorizando o comercio a funcionar 24 horas entre os dias 18 e 24 de dezembro, os shoppings centers de Guarulhos começaram a se programar para as datas especiais de final de ano. Um levantamento do GuarulhosWeb mostra que três (dos cinco) centros comerciais da cidade já estabeleceram horários de funcionamento nos próximos dias.

O decreto, que também pretende aumentar o horário de funcionamento do comércio de rua até o final da noite, sem a necessidade de limitar o período de atendimento conforme o Plano São Paulo, segundo o prefeito Guti, tem como objetivo diminuir a aglomeração nos estabelecimentos. A tese é de que, quanto menos tempo funcionando, mais pessoas vão a um determinado local na mesma hora, causando assim uma multidão de pessoas fazendo compras de Natal simultaneamente. Guti foi um dos prefeitos que pressionaram o governador João Doria para aumentar o horário de funcionamento do comércio de 10 para as atuais 12 horas diárias.

Os shoppings Maia e Internacional devem anunciar nos próximos dias uma programação especial de final de ano. Ainda não há a confirmação se, em algum dia, esses centros vão expandir o horário de atendimento. Atualmente, ambos funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, o primeiro abre 14h e fecha às 20h, enquanto o segundo atende entre 14h e 22h.

O Shopping Bonsucesso vai manter a atual programação com funcionamento entre 10h e 22h, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro, quando as lojas abrirão às 9h e fecharão às 18h.

Anúncio Patrocinado

Mais antigo de Guarulhos, o Poli Shopping, localizado no Calçadão da Dom Pedro, tem funcionado das 9h às 21h de segunda a sábado e, especialmente no próximo domingo – dia da semana que normalmente as portas ficam fechadas, o estabelecimento vai funcionar entre 10h e 16h. Nos dias 24 e 31 o Poli funcionará entre 9h e 18h.

O Shopping Pátio Guarulhos, também conhecido como “shopping do Sonda”, é o que tem a programação de fim de ano mais peculiar entre os cinco. Atualmente, o estabelecimento abre às 8h e fecha às 22h, porém, nos próximos dias, os horários serão alternados. Nos dias 18, 19, 21, 22, 23 e 30, o centro de compras abrirá às 7h e fechará às 23h. No domingo, dia 20, entre 7h e 22h. Nos dias 24 e 31, das 7h às 18h e, entre os dias 26 e 29, funcionamento normal, entre 8h e 22h. Nos feriados de Natal e Réveillon, não haverá expediente.

Entidades apoiam horários prolongados

A reportagem consultou duas entidades a respeito da política de expandir os períodos de funcionamento do comércio no final de ano. Ambas afirmam que são favoráveis à ideia, porém ressaltam que é importante seguir às orientações das autoridades sanitárias. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Silvio Alves, enfatiza que a orientação aos comerciantes associados é a de seguir as normas das autoridades. “Defendemos a extensão do horário de funcionamento pois com mais demanda de tempo, menor é a chance de aglomeração e de contágio”, afirma.

Anúncio Patrocinado

Na mesma linha, Reginaldo Sena, presidente do Sincomércio, também declama ser favorável à medida de expandir os horários. “Estamos na expectativa da decisão da Prefeitura. Tem o nosso apoio, sim. Assim que sair está decisão, passaremos orientações ao comércio”, diz.

Na última atualização do Plano São Paulo, ficou estabelecido que, além dos horários de funcionamento, cada estabelecimento deveria respeitar um limite de 40% da capacidade de pessoas dentro do ambiente simultaneamente.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Relacionados

Outras Notícias

Alto Tietê Online Receba novidades e notificações na tela do seu dispositivo.
Não
Permitir Notificações