Poá aproveita sobras de vacina da Covid-19, para imunizar trabalhadores do transporte e da limpeza

Compartilhe 👇

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

Segundo a Prefeitura, é preciso comprovar vínculo empregatício e de moradia na cidade. Mogi das Cruzes faz agendamento dos trabalhadores dos transportes, de grávida e puéperas.

O início da vacinação para motoristas e cobradores do transporte público está previsto para essa terça-feira (18). Mas no Alto Tietê, a maior parte das cidades não vai cumprir o calendário.

Os municípios alegam que não receberam do governo do estado um lote de vacinas para esse público.

No entanto, Poá já começou a imunização usando as sobras das doses, a chamada xepa da vacina. Mogi das Cruzes começa nesta terça-feira a fazer o agendamento on-line desses profissionais.

Sobras em Poá

O diretor da Vigilância em Saúde de Poá, Leonardo Barbosa Garcia, explica que até segunda-feira (17), os motoristas e cobradores de transporte coletivo foram contemplados com a xepa.

A partir desta quarta-feira os trabalhadores de limpeza urbana e garis vão poder receber a sobra dessas vacinas. “Esses trabalhadores por ordem de chegada comprovam esse trabalho e são contemplados com o imunizante. A partir dessa terça-feira somente os garis e trabalhadores que fazem a limpeza urbana.” Ele destaca ainda que se o trabalhador mora em Poá, ele deve levar o comprovante de endereço e o comprovante de trabalho na área além de documento oficial com foto e CPF. “Mas se for morador de Poá e trabalhar em outro município também poderá ser imunizado e deverá trazer o comprovante de trabalho em qualquer empresa da área”, afirma o diretor da Vigilância.

Ele diz que o uso da xepa foi um modo de atender os públicos e não desperdiçar o imunizante. “De acordo com o prazo do fabricante se não usado esses imunizantes são descartados. Então é melhor a gente adiantar os próximos grupos prioritários do que jogá-los no lixo.”

Grávidas e puérperas

O diretor da Vigilância em Saúde de Poá, Leonardo Barbosa Garcia, lembra que partir desta quarta-feira a Prefeitura vai imunizar gestantes com comorbidades a partir de 18 anos e as puérperas com comorbidades a partir dos 18 anos com a vacina da Coronavac.

Segundo o diretor, o município recebeu um lote exclusivo do governo do estado para esse público. “As comorbidades são definidas pelo ministério da saúde. Existe uma lista com diversas aí eu posso citar diabetes, hipertensão, todas as informações detalhadas de quais são as comorbidades também estão no site da prefeitura.”

Garcia orienta que as puérperas precisam levar documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço na cidade de Poá além da certidão de nascimento da criança que deve ter até 45 dias. Já as gestantes com comorbidade a partir dos 18 anos precisam levar a carteirinha do pré-natal e os mesmos documentos, comprovante de endereço e documento com foto e CPF.

Vacinação em Mogi das Cruzes

Nesta terça-feira (18), a partir das 14h, Mogi das Cruzes abre novas vagas para agendamento on-line da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Prefeitura, entre os públicos incluídos estão os motoristas e cobradores e grávidas e puérperas.

A orientação da administração municipal é que motoristas e cobradores façam primeiro o cadastro obrigatório no Vacina Já SP e obter autorização para a vacinação com QR Code, onde constará o município que deve ser vacinado. Os trabalhadores do Transporte Metropolitano (Intermunicipal EMTU) e da Capital foram contabilizados para serem vacinados em São Paulo. Os demais, conforme município de residência.

Já as gestantes que possuem consultas agendadas no pré-natal de alto risco na unidade Mãe Mogiana e se enquadrem nos critérios, serão atendidas no próprio local com agendamento interno.

Para as demais gestantes e puérperas com comorbidades, o agendamento on-line será disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Vacinação em outros municípios do Alto Tietê

Arujá vacina ao longo dessa semana grávidas e puérperas que deram a luz até 45 dias atrás. Nos dois casos a vacinação é só para as mulheres que tenham comorbidades. Elas podem se vacina até as 16h30, com agendamento no Ginásio Habib Tannuri que fica na Rua Maranhão, 386, no Centro. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alto Tietê Online Aceita receber notificações no seu dispositivo?
Dispensar
Permitir Notificações