Unidades prisionais do Alto Tietê retomam visitas presenciais neste final de semana, diz SAP

Unidades prisionais do Alto Tietê retomam visitas presenciais neste final de semana, diz SAP

Visitas foram suspensas em março por causa da Covid-19. Contato físico entre presos e visitantes permanece proibido.

Os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Mogi das Cruzes e de Suzano devem retomar as visitas presenciais neste sábado (7) e domingo (8).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as visitas íntimas permanecem suspensas e não será permitido contato físico entre presos e visitantes (confira as regras abaixo).

As visitas estavam suspensas desde o início da pandemia após uma decisão da Justiça, que atendeu a um pedido do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo.

Na época eles alegaram que a mera limitação das visitas a um visitante por preso, por fim de semana, não seria suficiente para evitar a disseminação do vírus.

Anúncio Patrocinado

De acordo com a SAP, das 177 unidades prisionais do Estado de São Paulo, 16 não irão retomar as visitas porque ainda existem decisões judiciais vigentes que impedem o retorno gradual e controlado.

Informou também que a lista dos presídios que voltarão a receber visitantes está em constante atualização, porque ainda existem ações judiciais que impedem a retomada em algumas regiões.

“O governo paulista, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), tem trabalhado para reverter essas decisões”, conclui a pasta.

Regras de visitação

Pela regra, neste fim de semana haverá visitas somente nos pavilhões de números pares, com limitação a uma pessoa por preso e somente pelo período de duas horas. Poderão entrar visitantes de 18 a 59 anos, sendo proibido crianças, idosos, gestantes e pessoas com sintomas gripais.

Todos os visitantes deverão usar máscaras e, logo na entrada dos presídios, haverá medição de temperatura e da saturação de oxigênio. Será proibida a entrada de bolsas, mochilas, sacolas, comida, itens de higiene e roupas. Os produtos continuarão sendo enviados por correspondência.

Anúncio Patrocinado

Ainda segundo informações da SAP, os protocolos com o novo regramento para a visitação foram submetidos à análise e aprovados pelo Centro de Contingência do Coronavírus. As medidas incluem restrições para a contenção das taxas de contaminação da Covid-19 dentro do sistema prisional.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Relacionados

Outras Notícias

Alto Tietê Online Receba novidades e notificações na tela do seu dispositivo.
Não
Permitir Notificações