Arujá monitora primeiro caso suspeito de coronavírus; outros três são investigados na região

Angelis Publicidade e Gráfica
COMPARTILHE
PUBLICIDADE

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a moradora não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas com sintomas que estiveram no exterior.

A Secretaria de Saúde de Arujá monitora a primeira notificação suspeita de coronavírus (Covid-19) do município, registrada na noite de segunda-feira (2). A paciente, de 23 anos, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e já está em isolamento domiciliar.

De acordo com a secretaria, o material para exame foi coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise. 

Segundo as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a moradora não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas com sintomas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo instituto.

A secretaria ainda informou que todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo rigorosamente seguidos pelas equipes. “A Pasta já vinha, inclusive, ampliando a comunicação com os estabelecimentos de saúde e hospitais do município e divulgando as dicas de prevenção, que são as mesmas adotadas para outras doenças de transmissão respiratória”, informou em nota.

“Trata-se de uma suspeita. As pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização que precisa ser realizado. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

Cuidados

  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienize as mãos após tossir ou espirrar.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
  • Mantenha ambientes bem ventilados, evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
  • Evite contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)
ASSUNTOS
COMPARTILHE
MAIS NOTÍCIAS
OUTRAS NOTÍCIAS