Hospital público oferece “camuflagem” de cicatrizes nas mamas e vitiligo para mulheres

Procedimento custa R$ 3 mil na rede particular; saiba como se inscrever

“Há 20 anos fiz uma cirurgia para a redução de mama e fiquei com uma cicatriz. Apesar de não ser exposta, isso sempre me incomodou. Queria ficar bonita e me sentir bem”, afirmou a enfermeira Roberta Valentim, 49 anos, antes de passar por uma sessão do projeto Sem Cicatrizes, do ITDM (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina), na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata, em Arujá.

Roberta disse que nunca teve condições financeiras de realizar o procedimento estético para camuflar as cicatrizes. Na Maternidade, ela iniciou o tratamento gratuitamente. Pela rede privada, o mesmo serviço custa R$ 3 mil.

A proposta do ITDM é valorizar, de forma integral, a saúde das mulheres. O projeto contempla mulheres que tiveram redução total ou parcial dos seios e querem fazer a reconstituição das auréolas, ou que ficaram com cicatrizes por procedimento para a redução das mamas ou ainda que possuem vitiligo em qualquer parte do corpo.

A dermatoterapeuta Liliane Almeida, fundadora do projeto Sem Cicatrizes, destaca que são utilizados pigmentos orgânicos e veganos, que não causam danos à pele, além de sedação com gases medicinais. Isso impede que as mulheres sintam qualquer dor durante o procedimento.

Como se inscrever no projeto

As mulheres que quiserem ingressar no Projeto Sem Cicatrizes, independentemente de onde residirem, devem se cadastrar pelo WhatsApp (11) 97434-8303, e enviar as seguintes informações: nome completo, telefone de contato, se tem alguma doença, se é alérgica e a qual substância, se está em tratamento de saúde, se faz uso de algum medicamento, se fez alguma cirurgia nos últimos seis meses e se desenvolveu queloide na cicatriz.

Após a triagem, as pacientes são chamadas para realizar os procedimentos as segundas ou quartas-feiras. Normalmente, o tempo de espera é de uma semana. O tratamento dura entre duas e quatro sessões, de 40 minutos cada.

Deixe um comentário