Elon Musk vai desenvolver projeto de internet por satélite para a Amazônia

Por Luana
Compartilhe
Elon Musk vai desenvolver projeto de internet por satélite para a Amazônia

Fábio Faria, ministro das comunicações, se reuniu nesta segunda, dia 15, com o fundador da Tesla e da SpaceX, nos EUA; ideia é conectar escolas rurais e locais remotos

O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, deve vir “em breve” ao Brasil como parte das negociações para levar internet a escolas rurais e comunidades indígenas. Também deve ser implementado um serviço de monitoramento da Amazônia por satélites, afirmou o ministro Fábio Faria, das comunicações, nesta terça, dia 16, por meio de suas mídias sociais. Faria se reuniu na segunda, dia 15, à noite com o empresário, no Texas. Pouco antes, debateu o assunto com a presidente da SpaceX, empresa do setor espacial, Gwynne Shotwell.

A ideia é conectar locais remotos e a Amazônia por meio de kits de recepção de sinal de satélite desenvolvidos pelo programa Starlink, da SpaceX. A empresa lançou uma mega constelação de satélites de baixo custo que oferece internet de alta velocidade – atualmente, há mais de 1.700 unidades em órbita. O objetivo é chegar a 30.000.

A SpaceX conta com concorrentes como a britânica OneWeb, empresas com a qual o ministro conversou no último dia 11, em Glasgow, na Escócia, durante a COP26, a conferência mundial do clima. A OneWeb já lançou mais de 350 satélites de baixa órbita. Outro player desse mercado é a Amazon, que, por meio do projeto Kuiper, pretende colocar 3.200 satélites em órbita para levar a internet a comunidades rurais e locais remotos.

Fonte: Exame

Veja mais notícias como esta em Brasil, Geral

Você sabia que o Alto Tietê Online está no Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp  e no Google News? Siga-nos por lá.

Deixe seu comentário