Como fazer Pudim de milho, receita fácil e barata

Como fazer Pudim de milho, receita fácil e barata

Época atual é do milho verde, que está sendo vendido por preços atrativos nas feiras do Alto Tietê.

A época atual é do milho verde, e as feiras do Alto Tietê estão vendendo esse produto por preços bem atrativos.

Pensando nisso, o quadro “Barato da Feira” mostra como fazer uma sobremesa fácil e saborosa tendo o milho verde como um dos ingredientes: o pudim de milho.

Ingredientes para a calda

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • Meia xícara de chá de água

Ingredientes para o pudim

  • 2 latas de milho verde escorrido
  • Meia xícara de chá de leite de vaca
  • 1 vidro de leite de coco de 200ml
  • 1 lata ou caixa de leite condensado de 395g
  • 3 ovos

Modo de preparo

Começando pela calda, em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, deixando derreter o açúcar sem mexer para que ele não empelote. Deixe derreter sozinho.

Enquanto isso, no liquidificador, coloque o milho, os ovos, o leite de vaca, o leite de coco e o leite condensado. Bata os ingredientes de três a quatro minutos, até que a mistura fique lisa e bem homogênea. Depois, reserve.

Agora, volte sua atenção para a calda. Depois que o açúcar começar a derreter, você pode mexê-lo bem de leve, sempre em fogo baixo, até terminar de derreter.


Quando o açúcar estiver todo derretido, parecendo um caramelo, coloque a água aos poucos e vá mexendo para dissolver o açúcar.

Leia também:  FAROFA FÁCIL DE NATAL

É normal dar uma “empedrada” quando se coloca a água. O segredo é continuar mexendo até ficar bem lisinho, como uma calda. Esse processo é um pouco mais demorado, por isso é preciso paciência.

Depois que derreter, basta colocar a calda no fundo de uma forma para pudim. Em seguida, coloque a massa, com bastante cuidado, no meio da forma, na cavidade mais alta.

Agora, é só cobrir a forma do pudim com papel alumínio, colocar dentro de uma outra forma com água e levar ao forno a 180 graus, em banho-maria, por aproximadamente uma hora e meia. Depois, basta tirar do forno e esperar esfriar para desenformar.

A receita tem custo de R$ 18 e serve, em média, de oito a 12 pedaços.

Vale lembrar que, na receita, a medida está em latas, mas é possível comprar os milhos na feira e cozinhar. Cada lata equivale a uma xícara de milho verde.