Receitas deliciosas para sua ceia de Natal

Por Luana
Compartilhe

O tender requer tempo para marinar mas vem com duas sugestões de acompanhamento fáceis de fazer. Já a sobremesa, um brownie, pode ser preparada com antecedência

O Natal já é no próximo final de semana e como estão os preparativos para a data? Árvore montada? Presentes comprados? Então é hora de pensar nos preparos da ceia natalina! Para te ajudar, separamos duas receitas clássicas e fáceis, de um prato principal com acompanhamentos (tomate confit e farofa) e ainda, uma sobremesa. Confira nossas dicas a seguir e incremente sua mesa nessa noite mágica e especial.

Tender caseiro 

Por: Chef Giordano Tarso, do restaurante Colheita Butique Sazonal

Ingredientes:

1kg carne de pernil de porco com ou sem pele 

1 copo americano de suco de laranja natural  

2/3 de copo americano de vinho branco seco 

1 colher de sopa de sal fino sem iodo 


1/2 colher de café de pimenta preta 

1 colher de sopa rasa de melado 

1 colher de sopa rasa de alho assado 

2 colheres de sopa de mostarda em pasta 

1 pitada noz-moscada 

4 un cravo-da-índia 

2 un folhas de louro  


2 maços de ervas aromáticas 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes para fazer a marinada. Coloque a carne e deixe que absorva os temperos por 6 a 12 horas. Seque a carne e coloque para defumar por 1h (opcional). Não descarte o líquido da marinada. Após a defumação (caso tenha feito) coloque no forno pré-aquecido a 200º C em uma assadeira junto com o líquido da marinada por 50 minutos virando de 10 em 10 minutos. Tire do forno e coloque a carne em uma travessa de servir. Peneire o líquido da marinada para fazer o molho. Em uma panela no fogo baixo, misture 15g de farinha e 15g de manteiga para fazer o Roux – mistura que será a base do molho. Quando a manteiga dissolver e incorporar a farinha, junte o caldo da marinada e mexa com um fuet até o molho ficar liso e espesso. Despeje-o sobre a carne. Enfeite as laterais do prato com folhas a seu gosto. Sirva com tomates confitados e farofa. 

Tempo de preparo: 20 minutos para fazer a marinada, depois a carne espera de 6h a 12h, mais 1h de defumação (opcional) e 50 minutos no forno, ou seja, em menos de 24 horas é possível preparar o prato.

Tomate confit

Ingredientes:

500g de tomate cereja 

250g de azeite de oliva 

1 rama de alecrim  

5 dentes de alho 


1 pitada de sal a gosto 

Pimenta preta a gosto 

Modo de preparo:

Coloque os tomates em uma assadeira com o fundo coberto de azeite. Corte os dentes de alho em fatias e espalhe por cima dos tomates. Tempere com o alecrim. Acrescente uma pitada de sal e pimenta a gosto. Regue com o resto de azeite. Leve ao forno em potência alta, asse no mesmo tempo e temperatura que o pernil estiver no forno. Retire quando os tomates ficarem murchos e inchados de azeite. 

Farofa 

Ingredientes:

100g de manteiga  

1 fio de azeite de oliva 

200g de farinha de mandioca flocada  


Sal e pimenta à gosto  

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e junte o fio de azeite. Quando estiver bem quente, coloque a farinha e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos mexendo sempre.  

Brownie de Dois Chocolates

Por: Supper Rissul

Ingredientes:

1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar branco 

160g de manteiga sem sal 

160g de chocolate meio amargo picado

3/4 xícara (chá) de farinha de trigo


3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo

3/4 xícara (chá) de cacau em pó 100%

4 ovos 

4 biscoitos Oreo sem recheio

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

1 barra de chocolate branco

1 colher (chá) de café solúvel 


1 colher (chá) essência de baunilha

1 pitada de sal

Papel-manteiga

Modo de preparo:

Em um bowl, coloque o chocolate meio amargo, metade do cacau em pó, a baunilha e o café solúvel. Derreta toda a manteiga e incorpore na mistura até homogeneizar bem. Adicione o óleo e misture novamente. Na batedeira, ou com um fouet, bata os dois tipos de açúcar (branco e mascavo) com os ovos, um por vez. Incorpore a mistura de chocolate lentamente até obter um resultado cremoso e volumoso. Feito isso, peneire a farinha e o restante do cacau em pó e junte à mistura. Mexa lentamente com uma espátula, adicione a pitada de sal e misture mais um pouco. Forre uma forma pequena (quadrada ou retangular) com papel-manteiga e despeje a massa do brownie. Asse a 180° C por 45 minutos. Assim que retirar o brownie do forno, decore com a barra de chocolate branco e os biscoitos Oreo quebrados grosseiramente.

Rendimento: de 9 a 12 porções

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora e 20 minutos

Veja mais notícias como esta em Geral

Deixe seu comentário