Guarulhos abrirá quatro UBSs para atender a população neste sábado (12)

Guarulhos abrirá quatro UBSs para atender a população neste sábado (12)
COMPARTILHE
PUBLICIDADE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Munhoz, Ponte Grande, Morros e Nova Cidade estarão em funcionamento neste sábado (12), das 8h às 16h, pelo programa Saúde Agora. Os munícipes podem procurar uma delas para serviços por demanda espontânea, como a vacinação contra a covid-19.

A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar pelo menos 90% da população-alvo de cada grupo. No entanto, somente 50,36% das crianças entre cinco e 11 anos foram vacinadas até o momento, de acordo com os dados extraídos do sistema Vacivida nesta quinta-feira (10).

Segundo a Prefeitura de Guarulhos ampliou a vacinação para 67 das 69 UBS da cidade (exceto Alvorada e Novo Recreio) e iniciou a vacinação autorizada pelos pais de crianças de cinco a 11 nas escolas municipais como estratégia para aumentar a cobertura vacinal infantil na cidade.

As UBS abertas aos sábados são mais uma oportunidade para que pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar. Aquelas que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac devem receber a segunda pelo menos 28 dias depois, e as vacinadas com a primeira dose de Pfizer devem tomar a seguinte após 56 dias. 

Outros serviços, como vacinação de rotina, realização de testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatite C, além da retirada de medicamentos e atendimentos de enfermagem, serão realizados sem a necessidade de agendamento. Somente exames de Papanicolau e consultas médicas devem ser agendados previamente.

Balanço do Saúde Agora 

No mês de fevereiro, com a abertura de oito UBS, sendo cinco no dia 9 e outras três no dia 15, foram realizadas 514 consultas médicas, 408 de enfermagem e 387 coletas de exames de Papanicolau. Também foram feitos 294 testes rápidos, sendo 81 para a detecção do HIV, 81 para diagnóstico da sífilis, 81 para hepatite B e 51 para hepatite C.

Nesses dois sábados em que as UBS estiveram abertas mais de mil doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas, o que inclui 75 primeiras doses, 55 da segunda aplicação e 870 doses adicionais, além de 314 primeiras doses da vacina infantil, em um total de 1.314. As equipes também realizaram a busca ativa de 939 faltosos e de 72 sintomáticos respiratórios.

Serviço

UBS Munhoz

(Avenida Professor José Munhoz, 474, Jardim Munhoz)

UBS Ponte Grande

(Rua Oswaldo Agostinho, 17, Ponte Grande)

UBS Morros

(Rua Delmiro, 299, Jardim dos Afonsos)

UBS Nova Cidade

(Rua Angelo Roberto Orsomarso, 146, Jardim Nova Cidade)

ASSUNTOS
COMPARTILHE
MAIS NOTÍCIAS
OUTRAS NOTÍCIAS