Guarulhos está aplicando a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos em todas as UBSs

Apenas 60% desse público – que é de risco – se vacinou contra o coronavírus na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que já está aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Guarulhos para os imunossuprimidos, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.

Imunossuprimidos são pessoas com imunidade baixa, que são mais suscetíveis ao coronavírus, como pacientes que fazem diálise ou quimioterapia, transplantados, portadores de HIV ou que utilizam remédios que reduzem a sua imunidade. As pessoas nesta condição, que tenham recebido a terceira dose há mais de quatro meses, já podem receber a quarta dose, sem necessidade de agendamento.

Apesar de ser um dos principais grupos de risco da covid-19 – e o único autorizado a receber quatro doses no Brasil – o índice de vacinação é baixo em Guarulhos. Cerca de 40% dos imunossuprimidos guarulhenses não receberam sequer uma dose da vacina contra a covid.

A Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 3.589 imunocomprometidos na cidade. Destes, 2.159 tomaram a primeira dose, 2.131 a segunda dose e 1.431 a terceira dose.

Não há previsão de orientação da quarta dose da vacina para a população em geral. O Ministério da Saúde estuda liberar o reforço para os idosos a partir dos 60 anos.