Guarulhos não segue o plano de Doria de vacinar crianças nas escolas

Guarulhos não segue o plano de Doria de vacinar crianças nas escolas

Índice de vacinação infantil na cidade está abaixo da média estadual


A Prefeitura de Guarulhos informou, nesta quarta-feira (16), que ainda não há planejamento para vacinar crianças contra a covid-19 nas escolas, apesar de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ter anunciado mais cedo a Semana E, com plano de utilizar as escolas para imunizar as crianças antes do Carnaval.

A vacinação nas escolas já é realidade em outros municípios, como Arujá, que iniciou a estratégia na segunda-feira (14).

Até o início da manhã de hoje (16), Guarulhos aplicou 56.285 doses de vacinas em crianças de 5 a 11 anos, das quais 49.522 vivem na cidade, conforme o sistema Vacivida. A adesão à imunização na cidade é apenas de 36,93%, enquanto no Estado o índice chegou a 60% em todo o Estado.

Com base em dados da Fundação Seade, a gestão municipal estima que mais de 84 mil crianças ainda precisam receber a primeira dose da vacina.

Em Guarulhos, para vacinar os filhos, os pais devem levar os filhos de 6 a 11 anos para ir aos postos de saúde ou ao Ambulatório da Criança. As de cinco anos e àquelas pertencentes à faixa etária de cinco a 11 anos com alto grau de imunossupressão podem ser imunizadas no Ambulatório da Criança e nas UBS Vila Fátima, Vila Galvão, Haroldo Veloso e Cummins.        

Leia também:  C&A, Comfrio estão recebendo currículos em Guarulhos

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que os dois imunizantes utilizados para a vacinação do público infantil, a vacina da Pfizer (para crianças de 5 a 11 anos e imunossuprimidas) e a Coronavac (para crianças acima de 6 anos), foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).