Carreta da mamografia e ação municipal realizam 483 atendimentos nos dois primeiros dias em Itaquá

COMPARTILHE
PUBLICIDADE

Nos dois primeiros dias do programa estadual Mulheres de Peito em Itaquaquecetuba, junto com a ação municipal promovida pelas secretarias de Políticas para Mulheres e Saúde, foram realizados 483 atendimentos entre exames de mamografia, testes de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), papanicolau, procedimentos de beleza e encaminhamentos para exames de visão.

Até 5 de março a carreta seguirá na praça Padre João Álvares, região central da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. “Estamos investindo em ações como essa porque são de extrema importância para a saúde das mulheres”, disse o prefeito Eduardo Boigues. Café da manhã, palestra motivacional e distribuição de brindes também fizeram parte da programação do primeiro dia.

Carreta da mamografia e ação municipal realizam 483 atendimentos nos dois primeiros dias em Itaquá
Fotos: Dayane Oliveira

Para fazer a mamografia é necessário apresentar o RG, o cartão SUS e retirar uma das 50 senhas que são distribuídas por dia durante a semana e 25 aos sábados. O pedido médico é obrigatório para mulheres de 35 a 49 anos e acima dos 70. “O resultado do exame sai na hora e o laudo deve ser retirado após 48h no site mulheresdepeito.fidi.org.br com nome de usuário e senha entregues pela equipe em atendimento no momento do exame”, explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Hadla Issa.

A secretária de Saúde, Ariana Julião, acrescentou que a prevenção e o diagnóstico precoce dão maiores chances de cura, caso a doença seja detectada. “Com a realização do exame de rotina, a mulher tem mais chances de cura. Correr contra o tempo é fundamental, já que o câncer de mama é o que mais mata mulheres”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Itaquá

ASSUNTOS
COMPARTILHE
MAIS NOTÍCIAS
OUTRAS NOTÍCIAS