Feriado é nesta quinta-feira (3). Prefeitura deve reforçar a fiscalização para combater aglomerações durante a data e tradicional missa está mantida.
Nesta quinta-feira (3) é celebrado o Dia de Corpus Christi. Por causa da data, alguns serviços serão suspensos ou terão o horário alterado em Mogi.
A cidade também deve adotar medidas para combater aglomerações e diminuir a disseminação da Covid-19 durante o feriado. A tradicional missa de Corpus Christi está mantida.
O G1 aguarda informações da Prefeitura sobre o funcionamento dos serviços essenciais.
Comércio
No shopping, o funcionamento será das 10h às 22h no dia do feriado. As lojas, no entanto, ficarão abertas por um período menor, das 14h às 20h.
A praça de alimentação funcionará a partir das 11h até o final do expediente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-8800.
O comércio de rua também poderá abrir normalmente.
Bancos
As agências da Caixa Econômica Federal ficarão fechadas. Clientes que precisarem de atendimento devem recorrer aos caixas eletrônicos, canais digitais e telesserviços.
A situação é a mesma nos outros bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas com vencimento no feriado poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia seguinte.
Na sexta-feira (4) o expediente será normal.
Outros serviços
As agências dos Correios no município estarão fechadas na quinta-feira, mas o atendimento será retomado já na sexta (4).
Programação religiosa
A Catedral Diocesana Sant’Ana, na região central, abrirá para os fiéis com a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini a partir das 9h.
Por causa da pandemia, não haverá procissão pelas ruas. Também é recomendado que os fiéis se atentem aos cuidados, como a obrigatoriedade do uso de máscara. A igreja também deve respeitar a capacidade de 30% e os acessos serão pela ordem de chegada.
Fiscalização
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que intensificará a fiscalização sobre o desrespeito às normas de enfrentamento à pandemia durante o feriado prolongado de Corpus Christi.
O trabalho terá a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.
De acordo com a administração municipal, o objetivo do trabalho é evitar a ocorrência de aglomerações na cidade, comportamento de risco para a transmissão do coronavírus.
A fiscalização também fará o acompanhamento e o patrulhamento em locais com risco de ocorrência de aglomerações e dos chamados pancadões.
Entre os pontos estão o Parque Olímpico, a Vila Nova Mogilar, as regiões do Centro Cívico e do Parque Monte Líbano, os distritos de Jundiapeba e de Cezar de Souza.
Ainda segundo a Prefeitura, no último final de semana, foram registradas 16 autuações por desrespeito à pandemia e perturbação de sossego. Além disso, a Guarda Municipal evitou a ocorrência de três aglomerações.
A população pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atende 24 horas por dia.