Segundo a companhia, passagem será fechada para pedestres no dia 1º de julho. Local seria fechado no dia 2 de janeiro, mas Prefeitura conseguiu liminar na Justiça suspendendo temporariamente a medida.
A passagem de nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer, no Centro de Mogi das Cruzes, será fechada somente no dia 1º de julho. A informação foi divulgada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no final da manhã desta sexta-feira (7).
Representantes da companhia e o prefeito de Mogi, Caio Cunha, se reuniram para discutir o assunto. O fechamento foi anunciado pela CPTM para o dia 2 de janeiro. Mas, no dia 31 de dezembro a Prefeitura conseguiu na Justiça uma liminar que proibia temporariamente o fechamento
A CPTM detalhou que dará auxílio à Prefeitura na logística. Segundo a companhia, o encerramento da passagem é fundamental para aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho entre Mogi das Cruzes e Guaianases dos atuais oito para sete minutos, beneficiando os mais de 680 mil passageiros de toda a Linha 11-Coral e dos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, além dos passageiros do próprio município.
A CPTM afirma ainda que o fechamento está sendo negociado entre a companhia e a Prefeitura de Mogi das Cruzes há mais de três décadas. A permissão para a abertura das travessias em nível se deu através de instrumentos celebrados entre a CPTM, CBTU (empresa que operava o transporte de passageiros na região antes da criação da CPTM, em 1992) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes e foram abertas a pedido do município, em caráter provisório, até que viadutos e túneis, cuja execução cabe ao município, estivessem prontas.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que durante a reunião remota o prefeito Caio Cunha “voltou a cobrar os investimentos previstos nas reformas das estações da cidade. No caso da região central, a obra vai melhorar a mobilidade urbana da população, já que o projeto a ser executado pela CPTM conta com ampliação da estrutura e uma nova passarela na própria estação Mogi das Cruzes.
De acordo com a administração municipal, o presidente da CPTM, Pedro Moro, informou que o edital para reforma das estações Mogi das Cruzes, Estudantes e Jundiapeba já foi publicado e que o pregão eletrônico será realizado em 20 de janeiro.
“No diálogo com a estatal, após uma intensa negociação, tendo em vista o cronograma de investimentos e intervenções da CPTM, ficou acordado que o fechamento da passagem será realizado no dia 1º de julho, prazo solicitado pelo prefeito para que os comerciantes pudessem se adaptar. A Prefeitura realizará nos próximos dias diálogos constantes com os comerciantes do entorno para dar apoio a este processo”, informou a administração municipal.
A administração municipal acrescentou que a CPTM “se comprometeu a realizar adequações e melhorias nas calçadas no trecho entre a Dr. Deodato e a Praça Sacadura Cabral, para melhorar as condições de deslocamento dos pedestres”.
A CPTM destaca que tanto as intervenções necessárias para viabilizar as travessias em nível, quanto a mão de obra para operação das passagens, ficaram sob responsabilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Já a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que durante a reunião o diálogo foi bastante produtivo e as duas partes discutiram ações que podem vir a ser adotadas em conjunto, mas que ainda serão amadurecidas. A Prefeitura destacou que a liminar obtida pela Prefeitura no dia 31 de dezembro garante a manutenção da passagem em nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer aberta por 60 dias.