CPTM anuncia nova data de fechamento da passagem da Rua Doutor Deodato, em Mogi das Cruzes

Por Luana
Compartilhe
CPTM anuncia nova data de fechamento da passagem da Rua Doutor Deodato, em Mogi das Cruzes

Segundo a companhia, passagem será fechada para pedestres no dia 1º de julho. Local seria fechado no dia 2 de janeiro, mas Prefeitura conseguiu liminar na Justiça suspendendo temporariamente a medida.

A passagem de nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer, no Centro de Mogi das Cruzes, será fechada somente no dia 1º de julho. A informação foi divulgada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no final da manhã desta sexta-feira (7).

Representantes da companhia e o prefeito de Mogi, Caio Cunha, se reuniram para discutir o assunto. O fechamento foi anunciado pela CPTM para o dia 2 de janeiro. Mas, no dia 31 de dezembro a Prefeitura conseguiu na Justiça uma liminar que proibia temporariamente o fechamento

A CPTM detalhou que dará auxílio à Prefeitura na logística. Segundo a companhia, o encerramento da passagem é fundamental para aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho entre Mogi das Cruzes e Guaianases dos atuais oito para sete minutos, beneficiando os mais de 680 mil passageiros de toda a Linha 11-Coral e dos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, além dos passageiros do próprio município.

A CPTM afirma ainda que o fechamento está sendo negociado entre a companhia e a Prefeitura de Mogi das Cruzes há mais de três décadas. A permissão para a abertura das travessias em nível se deu através de instrumentos celebrados entre a CPTM, CBTU (empresa que operava o transporte de passageiros na região antes da criação da CPTM, em 1992) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes e foram abertas a pedido do município, em caráter provisório, até que viadutos e túneis, cuja execução cabe ao município, estivessem prontas.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que durante a reunião remota o prefeito Caio Cunha “voltou a cobrar os investimentos previstos nas reformas das estações da cidade. No caso da região central, a obra vai melhorar a mobilidade urbana da população, já que o projeto a ser executado pela CPTM conta com ampliação da estrutura e uma nova passarela na própria estação Mogi das Cruzes.

De acordo com a administração municipal, o presidente da CPTM, Pedro Moro, informou que o edital para reforma das estações Mogi das Cruzes, Estudantes e Jundiapeba já foi publicado e que o pregão eletrônico será realizado em 20 de janeiro.


“No diálogo com a estatal, após uma intensa negociação, tendo em vista o cronograma de investimentos e intervenções da CPTM, ficou acordado que o fechamento da passagem será realizado no dia 1º de julho, prazo solicitado pelo prefeito para que os comerciantes pudessem se adaptar. A Prefeitura realizará nos próximos dias diálogos constantes com os comerciantes do entorno para dar apoio a este processo”, informou a administração municipal.

A administração municipal acrescentou que a CPTM “se comprometeu a realizar adequações e melhorias nas calçadas no trecho entre a Dr. Deodato e a Praça Sacadura Cabral, para melhorar as condições de deslocamento dos pedestres”.

A CPTM destaca que tanto as intervenções necessárias para viabilizar as travessias em nível, quanto a mão de obra para operação das passagens, ficaram sob responsabilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Já a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que durante a reunião o diálogo foi bastante produtivo e as duas partes discutiram ações que podem vir a ser adotadas em conjunto, mas que ainda serão amadurecidas. A Prefeitura destacou que a liminar obtida pela Prefeitura no dia 31 de dezembro garante a manutenção da passagem em nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer aberta por 60 dias.

Veja mais notícias como esta em Mogi das Cruzes

Você sabia que o Alto Tietê Online está no Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp  e no Google News? Siga-nos por lá.

Deixe seu comentário