O Procon Guarulhos anunciou que o banco Bradesco foi autuado por diversas irregularidades, resultando em uma multa potencial de até R$ 12 milhões.
Bradesco é multado por irregularidades
As infrações, que incluem práticas que desrespeitam o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, abrangem desde a realização de empréstimos pessoais não reconhecidos até a cobrança de tarifas bancárias sem o consentimento do cliente.
Em 2023, o Procon registrou 598 reclamações contra o banco Bradesco, o que o posicionou como líder em queixas. Entre as práticas prejudiciais relatadas pelos consumidores estão empréstimos não autorizados, venda casada de serviços e cobrança indevida de tarifas, todas violando o CDC.
A coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes Tulher, destacou que a maioria dos casos envolve consumidores idosos, considerados especialmente vulneráveis. Ela enfatizou que o Procon está vigilante quanto aos problemas enfrentados pelos consumidores nas agências bancárias, como demoras e falta de caixas eletrônicos.
O Procon reforça a importância de os consumidores verificarem qualquer valor depositado em suas contas e solicitarem o cancelamento caso suspeitem de empréstimos não autorizados. Ademais, orienta que valores descontados indevidamente devem ser devolvidos em dobro.
Os consumidores podem entrar em contato com o Procon através do Disque-Denúncia 151 ou do site procon.guarulhos.sp.gov.br. Além disso, o atendimento presencial está disponível em três unidades na cidade.