Com aumento de 100% de casos de gripe, Santa Isabel reabre serviço para pacientes infectados com o H3N2

Por Luana
Compartilhe
Com aumento de 100% de casos de gripe, Santa Isabel reabre serviço para pacientes infectados com o H3N2

Sentinela influenza H3N2 funciona na Unidade Básica de Saúde 2, das 7h30 às 16h.

Para atender o aumento dos casos de gripe, Santa Isabel reabriu no início de janeiro a “sentinela influenza H3N2”, na Unidade Básica de Saúde 2. O prefeito Carlos Chinchilla informou que a medida foi necessária devido ao aumento de 100% nos casos de gripe no município. “A gente estava atendendo na UPA uma média de 200 pessoas fora do surto do influenza e passamos a atender 400 pessoas, um aumento de 100%. Então a nossa necessidade foi urgente em reabrir a Sentinela e reabrimos em 5 de janeiro e temos sucesso grande”, explica o prefeito.

A unidade funciona das 7h30 às 16h, e atende adultos. Já as crianças são atendidas na UPA. “Pessoa entra e primeiro com consulta, exame físico de enfermagem, médico, passa na farmácia e se precisar de exame é feito na unidade o RTPC, e sai com tratamento integral. Fora isso é acompanhado por equipe que fica no telefone para saber o sintoma e a evolução. Prioridade de todas as outras unidades de saúde é a Covid-19 e influenza. Mas particularmente na Sentinela é o atendimento imediato.”

Chinchilla destaca que os casos de Covid-19, estão aumentando na cidade e junto com eles a ocupação dos leitos da UPA. “Na nossa UPA nós temos dois leitos de suporte ventilatório e os dois estão ocupados. E nossa enfermaria [tem] lotação de 100%. E a cada 10 exames de Covid, de quatro a cinco estão vindo positivos.”

Veja mais notícias como esta em Santa Isabel

Você sabia que o Alto Tietê Online está no Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp  e no Google News? Siga-nos por lá.

Deixe seu comentário