Suzano passará a contar com estações meteorológicas para impulsionar produção agrícola

Por Luana
Compartilhe
Suzano passará a contar com estações meteorológicas para impulsionar produção agrícola

De acordo com a Prefeitura, agricultores terão acesso a informações importantes, como níveis de precipitação, temperatura atmosférica e do solo, umidade do ar e ventos.

Suzano foi contemplada na última semana com a instalação de novas estações para controle e monitoramento meteorológico na zona rural. De acordo com a Prefeitura, elas devem contribuir com o desenvolvimento de atividades do agronegócio bem como o controle para ações futuras.

A conquista foi anunciada no dia 23 de dezembro e é resultado de um projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e articulado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI).

Suzano passará a contar com estações meteorológicas para impulsionar produção agrícola — Foto: Irineu Junior/Secop Suzano

As estações contam com uma antena para conferência e análise climática, com dados sendo direcionados a partir de dois pontos do município. O primeiro está localizado no distrito de Palmeiras, na Vila Ipelândia. O outro fica na região dos bairros Jardim Casa Branca e Chácara Sete Cruzes.

A Prefeitura explica que os aparelhos fornecem dados importantes aos produtores rurais por meio do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), como níveis de precipitação, temperatura atmosférica e do solo, umidade do ar, vento e outros.

O serviço também promete atender a todos os munícipes, norteando não apenas os plantios e demais ações do agronegócio local como outras iniciativas no futuro. Em toda a região, 10 equipamentos serão instalados. O objetivo é fortalecer a agricultura do Alto Tietê.

Na visão do diretor da CDRS/CATI Regional, David Rodrigues, o fortalecimento da agricultura é o foco da iniciativa, em especial o trabalho e a efetividade dos produtores. “O monitoramento das questões climáticas será muito importante na promoção de uma agricultura mais sustentável, com muito mais precisão, o que só é possível a partir de parcerias como está acontecendo entre Fundag, Fehidro e as prefeituras do Alto Tietê”, pontuou.


“A implementação destas duas bases em nossa cidade representa o avanço e a busca por novas tecnologias para os produtores suzanenses. Com a novidade, eles receberão dados precisos sobre o clima, podendo assim basear sua rotina e os cuidados necessários com o conhecimento pleno de informações que afetam o plantio e colheita”, comentou o diretor do Departamento de Agricultura de Suzano, Minoru Harada.

Veja mais notícias como esta em Suzano

Você sabia que o Alto Tietê Online está no Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp  e no Google News? Siga-nos por lá.

Deixe seu comentário

Imagem para chamar atenção
Suzano

PM localiza desmanche de veículos em Suzano

Proprietárias de terrenos onde veículos foram localizados foram presas após serem autuadas por receptação. Um desmanche de veículos foi localizado pela Polícia Militar em Suzano