Chuva provoca alagamentos na cidade de SP pelo 2º dia seguido; região metropolitana tem ventos de até 87km/h

Chuva provoca alagamentos na cidade de SP pelo 2º dia seguido; região metropolitana tem ventos de até 87km/h

Chove forte em várias regiões da cidade e há diversos alagamentos na Zona Norte. Na segunda-feira (19), alagamentos prejudicaram o trânsito em toda a Grande SP e provocaram queda de energia em diversas regiões da capital.

Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (20) pelo segundo dia seguido, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O alerta foi iniciado às 14h12 e há potencial para ocorrência de granizo em alguns bairros. A situação é mais grave nas regiões da Sé, Ipiranga e Casa Verde, que estão em estado de alerta.

De acordo com o CGE há 19 pontos de alagamentos na capital às 16h30. O instituto registrou o transbordamento de dois córregos: o do Mandaqui, na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, desde as 15h20; e o Saracura, na altura do número 200 na Avenida 9 de Julho, na Zona Sul, desde as 16h. Também na Zona Norte, a enxurrada invadiu um dos acessos à estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô

O CGE verificou ainda ventos de 87km/h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 14h16.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu 38 chamados para enchentes, a maioria na Zona Norte, além de 9 ocorrências de queda de árvores e 3 desabamentos.

Anúncio Patrocinado

Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva leve na Zona Norte e moderada nas Zonas Oeste e Sul. Já na Zona Sudeste chove forte, enquanto na Zona Leste não chove. Segundo o instituto, as pancadas de chuva seguem perdendo força, mas ainda há potencial para formação de alagamentos.

Em Guarulhos, Arujá e Mairiporã, na Grande São Paulo, o registro é de chuva leve com pontos moderados.

Por volta das 13h uma forte descarga elétrica danificou a rede aérea da linha 11-Coral da CPTM entre as estações Tatuapé e Itaquera. A linha opera com velocidade reduzida entre Luz e Estudantes e a previsão é que o serviço seja normalizado até 19h30.

Estado de atenção para alagamentos:

  • Zona Sul, desde as 15h34;
  • Centro, desde as 14h45;
  • Zona Oeste, desde as 14h45;
  • Zona Sudeste, desde as 14h45;
  • Marginal Pinheiros, desde as 14h45;
  • Zona Norte, desde as 14h12;
  • Zona Leste, desde as 14h12;
  • Marginal Tietê, desde as 14h12.

Chuva na segunda-feira

Na segunda-feira (19) um temporal causou alagamentos, queda de árvores e um nó no trânsito na Grande São Paulo. Rajadas de vento de até 46 quilômetros por hora foram registradas na capital. A chuva mais volumosa ocorreu na região na Zona Norte.

Anúncio Patrocinado

Com a queda de árvores, diversos bairros da capital ficaram sem luz. Segundo a Enel, as regiões mais atingidas pelas chuvas e pela queda de energia foram os bairros de Tremembé e Santana, na Zona Norte, e Vila Prudente, na Zona Leste.

O CGE verificou a ocorrência de chuva de granizo nas subprefeituras da Penha, na Zona Leste, e de Pirituba, na Zona Norte.

Em Osasco e em Barueri, na Grande São Paulo, e no trecho da capital da Dutra, enchentes prejudicaram o trânsito em rodovias. O temporal provocou ainda acidentes nas principais estradas da região metropolitana, que têm tráfego carregado no início da noite desta segunda.

O Corpo de Bombeiros da capital recebeu 10 chamados para quedas de árvores, em bairros da Zona Norte como Santana e Casa Verde, além de 11 para enchentes e alagamentos. Na Vila Maria, uma árvore caiu sobre uma residência às 16h30. Ninguém ficou ferido. Em Arujá, na região metropolitana, uma pessoa sofreu ferimentos leves com o desabamento de um muro.

A chuva também afetou a operação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, com atrasos de 25 minutos na circulação dos ônibus em cinco linhas.

Anúncio Patrocinado
Chuva provoca alagamentos na cidade de SP pelo 2º dia seguido; região metropolitana tem ventos de até 87km/h
Céu encoberto na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2020. Nuvens carregadas e muito vento provocam chuvas em vários pontos da cidade. — Foto: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva provoca alagamentos na cidade de SP pelo 2º dia seguido; região metropolitana tem ventos de até 87km/h
Chuva forte na tarde, dessa segunda-feira (19) no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo, SP — Foto: LÉO PINHEIRO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Relacionados

Outras Notícias

Alto Tietê Online Receba novidades e notificações na tela do seu dispositivo.
Não
Permitir Notificações